domingo, 28 de junho de 2009

Entrevista com o vereador de Nova Friburgo Pierre Morais

1) Até onde vai responsabilidade do professor em relação ao aluno?

No mundo onde tantas famílias estão desestruturadas, a formação pessoal do aluno vem se tornando responsabilidade da escola.O professor tem que cuidar da vida académica do aluno discutindo a formação social.Dever orientar essa formação, os valores éticos do aluno. É preciso educar para vida.

2) Qual sua opinião em relação a educação inclusiva?

O problema é que se trabalha encima de números, estatísticas. Quer incluir o deficiente, mas não capacita o profissional, não se faz um acompanhamento especifico nem ao aluno nem ao profissional.Pode-se contar no dedo as escolas que tem toda a infra estrutura e profissionais qualificados para a inclusão realmente proposta. A inclusão é necessária, mas tem muito o que ser trabalhada.No Brasil ultimamente a inclusão só existe na teoria, na pratica o aluno só é posto na sala de aula.

3) Muitos alegam total icompetencia da educação, outros que os professores são injustiçados.A verdade é que a educação esta desvalorizada. O que tem que ser feito para mudar isso?

Levar a discussão a sociedade, fazer com que a educação torne-se prioridade da sociedade, mobilizando escola, família e a midia. " Você não vê grandes manchetes sobre educação, mas vê o presidente jogando bola com o Ronaldo". A educação é prevenção de tudo. A cada R$ 1,00 gasto em prevenção, economiza-se R$ 4.00 em remediação.

4) Na sua opinião a educação é apenas responsabilidade dos órgãos públicos?

A educação é responsabilidade de todos. Há leis educacionais sancionadas, mas que não são aplicadas por falta de cobrança. É necessário que haja cobrança por parte da sociedade: " eu faço,eu voto, eu cobro".O que tem acontecido é uma controvérsia de interesses.Não é vantajoso para as instituições privadas que a educação publica melhore, pois dessa forma não é necessária a exigência dessas instituições.

"Quanto menos informação as pessoas tem, mas fácil se manipula a população"

5) Acha que a forma como a educação vem sendo constantemente discutida resultará em mudanças palpáveis? Uma vez que muito se tem dito e pouco feito.

Para que as mudanças ocorrem é necessário o comprometimento de todas as partes participantes. Os representantes se comprometem a fazer, e quem participa se comprometem a cobrar.Sem esse comprometimento e participação da sociedade é inviável qualquer mudança.

6) Quais são os projetos de seu mandato? Algum já esta em liberdade?

O Dia do Compromisso com a Criança, Adolescente e Educação, que já esta em atividade.Esse é m projeto de autoria do senador Cristovam Buarque, que eu encampei, e escolhemos o dia 8 de maio porque foi nesse dia em 1985, que o então governador do Rio, Leonel Brizola, inaugurou o primeiro Ciep.

"É necessário valorizar e investir maciçamente na educação"




Nenhum comentário:

Postar um comentário